Dicas para voltar à rotina de trabalho com saúde e segurança

Os últimos meses foram marcados por mudanças bruscas na rotina de todos, de uma forma até então nunca vivida.

Novos hábitos e comportamentos precisaram ser incorporados rapidamente em nosso dia a dia, com o intuito de diminuir a curva de contaminação pelo vírus do COVID-19.


Negócios como lojas, restaurantes, escolas, bares, entre outros precisaram passar para atuação “on line” devido a necessidade de isolamento social.


Mas imagine que você receba uma ligação do seu gestor, informando que no próximo dia 01, você deverá retomar as suas atividades de forma presencial.


Como você se sentirá? O que esperar do ambiente de trabalho? Como será o reencontro com os colegas? Essas e muitas outras questões fatalmente surgirão.


Seja você um colaborador, gestor ou RH, precisa entender que o cenário atual não será igual ao que “deixamos” há quase 4 meses atrás.


Nesse período da pandemia e isolamento social, foi necessário o desenvolvimento de novas formas de viver, socializar, estudar e trabalhar. Sim! Sabe-se que hoje, cerca de 74% das empresas optarão por continuar com parte de seus colaboradores em esquema home office – ou seja, encontraremos um “novo normal”.


Então, o que podemos ou devemos fazer para garantir maior segurança – seja física, mental ou emocional – nessa retomada de atividades?

1) Mente sã: aproveite o momento para iniciar ou continuar com atividades que promovam o autoconhecimento, o olhar para si! Busque terapia, atividades físicas, meditação, relaxamento!


2) Comunicação: ser clara e transparente sobre os planos, controles e objetivos definidos para o processo de retomada das atividades. O maior desafio das empresas é não deixar que o distanciamento físico – pois muitas empresas continuarão com esquema home office - provoque um distanciamento profissional e esfriamento da importância do trabalho em equipe.

3) Treinamento: a partir desse momento, treinamentos, programas voltados à saúde, bem estar e de conscientização sobre cuidados pessoais e coletivos, serão fatores decisivos de engajamento dos colaboradores, pois isso traz segurança de que terão toda a assistência necessária.


4) Tecnologia: continue a busca pelo seu aperfeiçoamento profissional e pessoal. Selecione as informações que faz sentido se aplicar e aquilo que não é prioritário.


5) Reforce a higiene pessoal e de ambientes: reforce a comunicação sobre a importância da lavagem de mãos e uso do álcool em gel.



6) Use a máscara.


7) Conheça as normas específicas de seu segmento: além das orientações comuns, cada ramo ou segmento deve tomar as medidas específicas, de acordo com os riscos que as atividades oferecem.


8) Verifique as orientações de saúde e segurança no trabalho da Vigilância Sanitária.



9) Oriente clientes, fornecedores e terceiros sobre as novas configurações do seu negócio.


Ações simples, mas que farão toda a diferença para todos na retomada dos negócio e segurança da equipe.


--- Carolina Frutos | Psicóloga Clínica e Especialista em Desenvolvimento de Carreira.


Graduada em Psicologia - Formação em Terapia Cognitiva Comportamental, MBA em Gestão Empresarial.


Instagram: @psicarolinafrutos

Certificações
Endereço: Rua República do Iraque, 40
sala 504, Jardim Oswaldo Cruz
São José dos Campos - SP
(12) 3206-9536
contato@resultcdh.com
Acompanhe a Result nas redes sociais
  • Facebook Result
  • LinkedIn Result
  • Instagram Result
CNPJ: 21.242.927/0001-08
Result Consultoria e DH
© Todos os direitos reservados à Result