Dicas para posicionar sua marca no ambiente digital

Começar um negócio ou mantê-lo aberto não é algo fácil. São inúmeras as variáveis que podem dificultar o crescimento constante e um dos maiores desafios é implementar um projeto eficaz para o ambiente virtual, principalmente no que diz respeito ao posicionamento da marca.


Mas antes de conferir algumas dicas sobre um posicionamento de marca eficaz, precisamos entender o que é esse conceito.

No livro “Posicionamento: A batalha por sua mente”, os autores Al Reis e Jack Trout definem que o posicionamento de marca representa como você quer que a sua marca seja reconhecida por seus clientes. Essa é uma das melhores definições para o termo.

Essa frase nos traz algumas informações importantes. A primeira delas é que não é como seus clientes enxergam a sua marca que realmente importa, mas sim como você quer que eles enxerguem sua marca. Em segundo lugar, não é o que a sua marca é ou como ela é reconhecida atualmente, mas sim como quer que ela seja reconhecida. Repare que as perspectivas estão no futuro e não no presente.


Definindo o posicionamento da sua marca


E agora que você já entendeu o conceito que está por trás desse termo, vamos te dar alguns exemplos práticos de como ter um posicionamento de marca simples, porém eficaz.


1. Tenha um site atualizado

Sites não são apenas um ambiente para pegar um telefone ou endereço. Eles são partes fundamentais para posicionar a marca na internet, pois lá o público terá acesso a quem você é, seus produtos, serviços, localização e informações que ajudarão o futuro cliente a ter certeza de que a sua empresa terá a solução para o que ele precisa.


2. Produção de conteúdo é tudo

Criar e produzir conteúdo relevante na internet se tornou uma ótima oportunidade para que seus clientes vejam que você entende do assunto e está sempre atualizado sobre o mercado. Uma ideia bacana para isso é a criação de um blog. Lá você terá a oportunidade de levar informação gratuita ao seu cliente e até mesmo atrair novos clientes.


3. Crie uma identidade visual simples e atraente

A logomarca de uma empresa é sem dúvida a sua alma. Ela captura a essência do seu negócio e o objetivo é que ao bater o olho nela, o cliente já saiba do que se trata. Por isso, é de extrema importância investir em criar uma identidade visual simples, porém muito atraente, pois ela vai acompanhar a sua empresa pelo resto da vida.


4. Invista com força em redes sociais

Esse é um dos ambientes virtuais mais importantes da atualidade. Um grande benefício é que são gratuitas e o investimento em anúncios para obter um retorno ainda maior, não precisa ser alto. Além de permitirem uma interação direta com o seu público para compartilhar novidades e acompanhar suas menções, são ótimos canais para atendimento e vendas.


5. Encontre e aposte no seu diferencial

O que torna a sua empresa única? Muitas vezes essa resposta vem com facilidade, mas em alguns casos é preciso buscar um pouco mais a fundo. Mas o fato é: o diferencial sempre existe. Para se posicionar no ambiente virtual é extremamente importante reforçar a todo momento esse diferencial.


Uma das maravilhas do mundo digital é que as novidades parecem não ter fim e surgem num ritmo alucinante. Não tenha medo de testar coisas diferentes. Algumas vão funcionar, outras não, isso faz parte. Mas elas serão sempre essenciais para que sua empresa encontre o melhor formato de presença digital. E lembre-se: você é a alma do seu negócio, por isso, você é a pessoa que precisa conhecê-lo como ninguém, essa é a chave para um desempenho de sucesso tanto no ambiente virtual como também no físico.


Laiz Lima | Proprietária da LS Press Media. Jornalista, especialista em assessoria de imprensa e redes sociais.

Instagram: lspressmedia

Certificações
Endereço: Rua República do Iraque, 40
sala 504, Jardim Oswaldo Cruz
São José dos Campos - SP
(12) 3206-9536
contato@resultcdh.com
Acompanhe a Result nas redes sociais
  • Facebook Result
  • LinkedIn Result
  • Instagram Result
CNPJ: 21.242.927/0001-08
Result Consultoria e DH
© Todos os direitos reservados à Result