Descubra quais são as carreiras que estão em ascensão

O mercado de trabalho nunca mais será o mesmo após a pandemia, porém há áreas que estão em plena ascensão, mesmo diante da instabilidade econômica que vivemos.

E você o que está fazendo para aproveitar as oportunidades ?


Sim, existem áreas que contratarão em massa, quem deseja se recolocar precisa estar preparado para isso.

Antes de começarmos a falar sobre as áreas é importante enfatizar alguns pontos sobre a empregabilidade:

Os profissionais que mais se destacarão neste momento, são aqueles que tem algumas competências comportamentais essenciais como flexibilidade e perfil auto gerenciável. Serão valorizados os profissionais que tem uma fácil adaptação em atuar como multitarefa nas organizações.

Não dá para ser aquele profissional que entrega só o básico, o “arroz com feijão”, neste cenário é preciso também oferecer “a sobremesa” e saber se destacar por estar disposto a fazer o “algo a mais”.

Mas, para você que quer se preparar e se recolocar durante este período, vamos às áreas que mais estarão em destaque para contratações nos próximos meses:

01. Coach de metodologia agile


Nos conceitos corporativos o contexto agilidade não se refere a velocidade, mas também aos resultados e entrega com qualidade.

Esse profissional poderá trabalhar em todos os departamentos e será responsável por orientar, ajudar no treinamento de equipes, utilizando ferramentas e metodologias ágeis, visando garantir resultados eficazes e assertivos.


02. Motorista


O motorista é aquele profissional essencial para a logística de qualquer empresa, ficando responsável por entregar produtos e trazer mais otimização para os processos.

Antes de ser um bom motorista, ele terá de ser um bom negociador e saber usar ferramentas básicas de tecnologia.

Essa profissão está muito ligada com a logística, o mercado rodoviário é um dos mais aquecidos, já que por via aérea ou marítima por muitas vezes o frete fica inviável em relação aos custos.


03. Recrutador (a) especialista em tecnologia da informação


Com a tecnologia em alta, uma necessidade crescente é o de recrutamento especializado.

O recrutador não precisa ter formação na área técnica, mas precisa conhecer sobre as necessidades e o mercado deste nicho, entender que se divide em 2 linhas – profissionais especializados em desenvolvimento e infraestrutura.


Dessa maneira a contratação acontecerá de forma assertiva e clara, orientada para a real necessidade da empresa contratante alinhado com a linguagem e expectativas dos candidatos à vaga.


04. Engenheiro (a) de cibersegurança


A segurança cibernética é hoje um fator crítico para o sucesso de qualquer negócio digital, já que ataques hacker podem causar bilhões em prejuízos em pouquíssimo tempo.


Qualquer dispositivo conectado à internet é vulnerável a ataques cibernéticos e, por isso, a segurança de dados na rede se tornou o foco de cuidados para as empresas.


A função de um engenheiro de cibersegurança é monitorar o sistema da empresa e também a infraestrutura de toda a rede.


Implementando processos e controle para garantir a segurança dos dados.



05. Especialista em Inteligência Artificial (IA)


Considerado o profissional “petróleo”, pois a inteligência artificial já está em tudo que consumimos.


As atividades deste profissional é focada em tecnologia.


O especialista em Inteligência Artificial é o responsável por desenvolver e pesquisar novos algoritmos com foco em criar sistemas inteligentes por meio de programação robotizada.



06. Desenvolvedor ou Programador (a) de JavaScript


O foco do desenvolvedor em JavaScript é programar e implementar sistemas em JavaScript, uma linguagem de programação estruturada.


Junto com o HTML e CSS, o JavaScript é uma das três principais tecnologias no mundo da internet.


07- Cientista de dados


Os cientistas de dados são especialistas analíticos que possuem grande conhecimento em matemática e programação. São responsáveis por interpretar um grande volume de dados.


A repentina procura por profissionais dessa área se dá por conta de como as empresas pensam hoje sobre big data e os avanços com inteligência artificial e tecnologia no geral.


É uma área para graduados em ciência da computação, engenharia da computação e matemática aplicada, por exemplo.


08- Engenheiro (a) de dados


Os cientistas de dados executam a parte mais analítica dos dados, já os engenheiros são os responsáveis pela construção da infraestrutura de dados ficando responsável pela construção e manutenção de sistemas de armazenamento e processamento de dados.


Atuam na organização, distribuição, recuperação de informações com foco na otimização e desempenho dos dados.


09- Assistente de mídias sociais


O assistente de mídias sociais é responsável por criar conteúdo, criar anúncios e interagir com clientes através das redes sociais e aplicativos interativos.


O profissional de publicidade e marketing é um dos mais requisitados, mas para isso ele precisa se aperfeiçoar cada dia mais nas novas tecnologias e ferramentas do marketing digital.



10- Gestor de mídias sociais


O Gestor de mídias sociais aparece como a profissão com maior destaque para esse ano. O profissional é responsável por fazer a gestão da equipe de social media da empresa.


Entre as atividades primordiais estão: estruturar conteúdos, analisar e monitorar acessos e interação de usuários da empresa, além de entender sobre gestão estratégica de dados.


Os três conhecimentos essenciais para este profissional é entender de produção de conteúdo, redes sociais e ferramentas de criação de arte.


11- Representante de vendas


O excelente vendedor continua sendo aquele capaz de cativar e fidelizar o cliente, mas algumas características mudaram, este profissional também precisa entender de estratégias de vendas e fazer mapeamento de mercado.


O representante de vendas é a pessoa que vai representar uma marca ou um produto, e pode até mesmo comercializar serviços e produtos casados, além disso, o profissional é responsável pela comunicação permanente e constante com os clientes da companhia.


12- Especialista em sucesso do cliente


O especialista em sucesso do cliente é o profissional responsável por garantir que a relação entre a empresa e cliente sejam com excelência e qualidade do começo ao fim de uma compra.


O principal requisito para este profissional é compreender que esse mesmo cliente será seu vendedor, será aquele que fará a famosa propaganda “boca a boca”.


13- Desenvolvedor de plataforma Salesforce


A Salesforce é uma companhia americana considerada referência no mercado de softwares de Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução livre).


O Salesforce é um dos CRM´s mais fortes do mercado, os programadores especialistas neste software analisam os processos da empresa, desenvolvem fluxos de trabalho e geram soluções para necessidades específicas do negócio.


Centralizar em um único banco de dados todas as interações entre uma empresa e seus clientes é uma das tarefas mais importantes desenvolvidas atualmente nas organizaões e os especialistas nesta plataforma contribuem para que isso aconteça.


14- Investidor Day Trader


O day trade é uma operação de estratégia de curto prazo que consiste na compra e venda de ativos no mesmo pregão, o foco é lucrar na variação do preço de forma rápida, tudo em um único dia. Por exigir análises e tomada de decisão rápidas, os conhecimentos mais procurados neste perfil de investidor são sobre bolsas de valores, mercado de capitais.


Essa profissão é aquela famosa: “esse sabe tudo sobre economia e dinheiro”.



15- Consultor de investimentos


O consultor de investimentos é aquele profissional que orienta o cliente em suas tomadas de decisões no âmbito de investimento, responsável por montar uma estratégia para que seu o dinheiro renda de forma expressiva.



Acima tem 15 opções de carreiras e mercado em expansão, mesmo no atual cenário, portanto aproveite as oportunidades, reveja seu posicionamento de mercado e se prepare para esta nova fase que já começou.


---

Karla Clarinda | Empreendedora Social & Headhunter, graduada em Administração e Contábeis, apaixonada por pessoas. Practitioner em Programação Neurolinguística e Analista de Perfil comportamental DISC. Idealizadora do projeto social PlugaJobs e fundadora da empresa Recolokey Coach e Carreiras. Instagram e Facebook : @karla.clarinda

0 visualização
Certificações
Endereço: Rua República do Iraque, 40
sala 504, Jardim Oswaldo Cruz
São José dos Campos - SP
(12) 3206-9536
contato@resultcdh.com
Acompanhe a Result nas redes sociais
  • Facebook Result
  • LinkedIn Result
  • Instagram Result
CNPJ: 21.242.927/0001-08
Result Consultoria e DH
© Todos os direitos reservados à Result