A revolução no mercado de trabalho após a pandemia

O mundo não é nem será o mesmo, bem como os profissionais precisam se reinventar, hoje o profissional que não é adepto a tecnologia, precisará trabalhar essa dificuldade.


Há muito tempo venho escutando que o mercado de trabalho mudou, e agora muito mais!


A requalificação e readaptação são as palavra-chave para este momento, um importante momento para se auto descobrir e saber se você é realmente feliz na profissão que escolheu para seguir.

As áreas que mais estão se destacando no mercado é a área de tecnologia, saúde, RH e vendas.

Muitas profissões já foram reinventadas e adequadas ao atual cenário. E você já se preparou?

Após a pandemia o mundo não será o mesmo, bem como os profissionais precisam ser reinventados, hoje o profissional que não é adepto a tecnologia, precisará trabalhar essa dificuldade.

As profissões mais em alta são aquelas que podem ser realizadas como teletrabalho, a tecnologia nunca foi tão importante.


Ter o melhor currículo para conseguir um emprego sempre foi o principal requisito, os critérios de contratação sempre se restringiram a ter uma excelente formação acadêmica em faculdade renomada ou até mesmo ter quilométricos cursos de qualificação, idiomas e até mesmo experiencia internacional, pois bem!


As preocupações vão se voltar muito mais para a forma como essas pessoas trabalham do que para o currículo propriamente dito.


Você já ouviu dizer que as contratações são realizadas pela capacidade técnica e a demissão pela capacidade emocional, é o tão famoso chamado “soft skill”, ou seja, antes de mais nada ter equilíbrio emocional te faz manter na cadeira daquela tão sonhada vaga de trabalho.


Os profissionais mais bem vistos no mercado, são aqueles que tem uma comunicação assertiva, clara e objetiva. E os que sabem trabalhar em equipe, bem como ser resiliente, saber lidar com a pressão do dia a dia, e o item primordial é ter empatia.

No mundo corporativo foi necessário a implantação de medidas para manter a produtividade em alta, então surgiu a necessidade de alterar o modelo de trabalho, a melhor saída anda sendo o trabalho remoto, o famoso “home office”, onde empresas já estavam adotando essa medida, acredito que isso veio para ficar.


Contratar profissionais que se encaixam neste novo modelo de trabalho, trará benefícios com rico valor para o ambiente de trabalho, e ganham destaque o profissional que é, auto gerenciável, aquele que produz com qualidade sem a presença do chefe no dia a dia, os que cumprem os prazos e que saibam lidar e entender que é liberdade com responsabilidade, que ele vai precisar ter responsabilidade para entregar os trabalhos com eficiência e excelência.


Em virtude dessa mudança, as empresas vão mudar suas formas de contratações, buscando ainda mais profissionais com competências técnicas para trabalhar, mas a capacidade emocional será o que vai ganhar destaque.


Os profissionais que sairão na frente para conseguir uma recolocação, são aqueles que tem um network afunilado, a geração de conteúdos na sua rede social profissional, vai te ajudar a expandir os relacionamentos, e isso é imprescindível para conseguir um trabalho.

A busca por aprendizados fora da sua área de atuação, também te levará a ficar na frente de outros candidatos, isso se chama carreiras múltiplas.

O profissional da área financeira precisa entender de tecnologia, bem como um engenheiro que precisa entender de finanças, já o profissional de tecnologia vai precisar entender de comunicação.


Numa sociedade onde as pessoas buscam cada dia mais informações para se capacitar, vejo que o aprendizado de cursos online ganhou destaque, então a falta de tempo, já não será mais desculpas para o profissional buscar melhorar suas habilidades comportamentais e técnicas.


Ajustar as finanças e saber de quanto precisará para viver te dará mais tranquilidade no atual momento do mercado de trabalho, pois muitas oportunidades serão oferecidas como regime de contratação PJ e também temporárias.


Estar disposto a dar uns passos para trás para pegar o impulso e pular, faz parte da sobrevivência, ou seja, você que tinha um cargo de gerente, supervisor ou líder, aceitar uma posição de especialista ou até mesmo de consultor.


Deixo aqui algumas dicas para fazer seu cartão de visita se disparar nessa busca, sim o famoso currículo e LinkedIn, rede social profissional.


Mantenha seu currículo em uma versão mais atrativa e para isso tem muitas ferramentas no Google que vão te ajudar neste momento.


O currículo tem uma ordem a ser seguida para deixá-lo atrativo.


  1. Nome completo – Objetivo que está buscando de trabalho

  2. Colocar apenas dados data de nascimento, bairro, cidade e telefone atualizados, de forma alguma dados pessoais como: CPF, RG.

  3. Cursos e Especializações – Trabalho social ganha destaque.

  4. Principais projetos e melhores resultados obtidos.

  5. Empresas que trabalhou, sempre do maior para o menor. Importante destacas os cargos, período e atividades exercida.

Já o LinkedIn ganha destaque nessa busca, pois ele é uma ferramenta gratuita e você terá fácil acesso a oportunidades.

Na criação do perfil é necessário deixá-lo como o reflexo do seu currículo, ou seja, seguir na mesma linha das informações colocadas acima!

Feito isso, pau na máquina e avante!!!

Sabe aquela frase, quem não é visto não é lembrado? Então, faça acontecer, a sorte aparece para quem se movimenta!

Você precisa se preocupar com os ajustes tanto no seu perfil técnico quanto no quesito comportamental!


Tenha muita calma, pois o mundo não parou, bem como as vagas de trabalho! Tenho certeza que com essas dicas terá ótimas vagas ao seu alcance.


Karla Clarinda | Empreendedora Social, graduada em Administração e Contábeis, apaixonada por pessoas.

Practitioner em Programação Neurolinguística e Analista de Perfil comportamental DISC, utiliza dessas ferramentas para ter empatia pelo próximo.

Idealizadora do projeto social WhatsJObs e fundadora da empresa Recolokey Coach e Carreiras. Após atuar por 15 anos em multinacionais em cargo de gestão financeira e RH, resolveu empreender e logo se apaixonou pela área social.

Focada em mudar e melhorar a condição do meio em que vive, acredita que sua missão é causar impacto positivo na vida do outro. Instagram e Facebook : @karla.clarinda

409 visualizações
Certificações
Endereço: Rua República do Iraque, 40
sala 504, Jardim Oswaldo Cruz
São José dos Campos - SP
(12) 3206-9536
contato@resultcdh.com
Acompanhe a Result nas redes sociais
  • Facebook Result
  • LinkedIn Result
  • Instagram Result
CNPJ: 21.242.927/0001-08
Result Consultoria e DH
© Todos os direitos reservados à Result