8 dicas para trabalhar em Home Office

Uma das recomendações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do coronavírus é evitar aglomerações para diminuir as chances de contágio, isso fez com que muitas empresas adotarem o Home Office. Mas como trabalhar em home office e manter a produtividade e se sentir bem?


A XP Investimentos, uma das maiores instituições financeiras do Brasil, anunciou no dia 15 de maio o Home Office para todos os funcionários até dezembro.

Assim como a XP, devido ao cenário atual, várias empresas se viram forçadas a se transformarem e passaram a adotar o trabalho remoto.


Apesar de parecer mais fácil trabalhar em casa, no início não é. Mas a flexibilidade do home office permite que os empresários e funcionários entendam qual é o seu “ideal de trabalho”. Por exemplo, algumas pessoas são mais produtivas no período da manhã enquanto que outras são no período da tarde ou da noite.


Então o mais importante é entender que o que funciona para você pode não ser o mesmo que funciona para as outras pessoas.


8 dicas para trabalhar em Home Office!

1. Determine um espaço físico para trabalhar.

Se possível um ambiente mais isolado, que não tenha fluxo de pessoas que podem desviar a sua atenção no trabalho. Evite ouvir ou assistir meios de comunicação (rádio, TV), proporciona distrações desnecessárias e desperdiço de tempo.


2. Móveis funcionais e confortáveis.

Uma cadeira adequada é indispensável para o bem-estar para que possa trabalhar sem apresentar incomodo no passar das horas de trabalho.

3. Crie uma rotina de trabalho.

Quanto mais foco melhor será o seu rendimento e não atrapalhará a sua qualidade de produção diária. Tenha uma agenda, listes as atividades, coloque prazos (início e término).

4. Tenha uma boa “Administração do Tempo”!

Tempo online não significa que os funcionários estão mais presentes e engajados. “O que é combinado não sai caro”. Combinar entregas diárias ou semanais, evita desgastes e cobranças desnecessárias.

5. Iluminação adequada.

Aproveite a luz natural ao seu favor, os nossos olhos estão acostumados com a luz natural, além de ter uma economia nas contas domésticas. Para ambientes que não são bem iluminados, escolha as lâmpadas de LED, terá economia de energia e durabilidade maior.

6. Não trabalhe de pijama!

Assista o vídeo “Como Enfrentar o Isolamento”, no YouTube de Pedro Calabrez, Professor e escritor. Doutor em Ciências (Ph.D) pelo Lab de Neurociências Clínicas da Unifesp. Diretor da NeuroVox traz várias dicas emocionais e cuidados que deve ter entre eles o quanto é importante tirar o pijama e se arrumar, você automaticamente sinaliza para o seu cérebro que é hora de trabalhar, ajuda a manter o foco no trabalho e evita a preguiça.

“Pode até parecer não ter sentido cuidar da estética trabalhando Home Office. Cuidar de si mesmo é fundamental para manter a sua saúde mental”.

7. Energia do time.

Manter o contato com os colegas de trabalho em determinados dias e horários da semana, resgata a energia do ambiente de trabalho que tinham. Neste momento de isolamento nunca foi tão importante manter o contato. Existem vários canais para comunicação, como: Skype, Slack, Zoom, Google Hangouts e até o WhatsApp.

8. Dica final: Tenha paciência e Empatia.

Nossa vida mudou completamente. Estamos em um momento difícil de profunda incerteza, acompanhada com o medo, a angustia e a ansiedade.


Não sabemos quando acabará, precisamos ter paciência para sair desta crise ainda mais forte.

Qualquer processo de mudança tem um período de adaptação tenha empatia.


Luana Barbosa I Empreendedora. Graduada em Arquitetura e Urbanismo. Atua no mercado há mais de 10 anos. Especialista em projetos de espaços que visam a organização espacial para um melhor aproveitamento, considerando aspectos de conforto, aconchego, sofisticação, funcionalidade e estética. @arq.luanabarbosa


24 visualizações
Certificações
Endereço: Rua República do Iraque, 40
sala 504, Jardim Oswaldo Cruz
São José dos Campos - SP
(12) 3206-9536
contato@resultcdh.com
Acompanhe a Result nas redes sociais
  • Facebook Result
  • LinkedIn Result
  • Instagram Result
CNPJ: 21.242.927/0001-08
Result Consultoria e DH
© Todos os direitos reservados à Result