Emoções são muito bem-vindas ao mundo do trabalho


Demonstrar as emoções no ambiente de trabalho deixou de ser um aspecto negativo como antigamente. A autenticidade já é vista como um valor importante nas corporações, que estão se preparando cada vez mais com líderes que se preocupam com o bem-estar de seu time.

Alegrias, tristezas, frustações, expectativas e outros sentimentos devem vir à tona em encontros promovidos justamente com essa finalidade. Preparar os líderes para lidar com os diferentes estilos e personalidades. Ah, vale chorar, rir, esbravejar e ter a certeza de que não será julgado nesse ambiente que é seguro e controlado.

Aumentar o engajamento dos funcionários é um dos grandes desafios das empresas nos dias de hoje. Segundo o relatório do Instituto Gallup de 2017, o mais recente sobre o assunto, apenas e tão somente 15% dos empregados em 155 países dizem estar de fato vinculados à organização onde trabalham. E são essas pessoas que, entusiasmadas com o dia a dia no escritório, “se sentem ‘donas’ do negócio, impulsionam a inovação e levam a organização adiante”, resumem os pesquisadores do Gallup, na conclusão do trabalho. Outro levantamento do mesmo instituto, intitulado “Como o envolvimento dos funcionários impulsiona o crescimento”, com 49 indústrias em 34 países, traz um dado revelador: profissionais motivados rendem 25% mais do que seus pares sem estímulo para o trabalho.

A iniciativa caminha para uma revolução na liderança corporativa, mas os gestores ainda enfrentam dificuldades para lidar com emoções e histórias de vidas até então desconhecidas. Enxergar o profissional em sua integralidade, valorizando suas competências comportamentais, pode ajudar na tomada de decisões, aumentar a produtividade e trazer inúmeros benefícios para as empresas.

Metodologia DISC - Pensando nisso, a Sócia Fundadora da Result Consultoria Desenvolvimento Humano, Consultora de Negócios e Master Coach Dariane Gatto, ministra desde 2017 a formação de Analista Comportamental DISC em São José dos Campos.

O teste DISC é uma pesquisa de perfil comportamental que tem como objetivo identificar quais são os padrões comportamentais, personalidades e preferências de uma pessoa que pode variar em determinados ambientes. Desenvolvido pelo psicólogo americano, Dr. William Moulton Marston, o método foi apresentado pela primeira vez, em 1928, quando do lançamento de seu livro: “As Emoções das Pessoas Normais”, que marcou o aparecimento da teoria.

​De acordo com a especialista, neste curso é possível aprender a dominar a teoria de perfis comportamentais e obter a certificação de Analista Comportamental DISC. “Tudo isso enriquece o currículo, amplia o potencial profissional e capacita para otimizar os processos de gestão de pessoas, potencializando os resultados de empresas e organizações. Os ganhos pessoais também são significativos à medida que a pessoa aprende a identificar e lidar com os diferentes tipos de personalidades”, explica.

Ainda segundo Dariane, esse treinamento ajuda no autoconhecimento, na minimização de conflitos e ruídos de comunicação, identificação e desenvolvimento do seu perfil de liderança – estar apto a desenvolver outros líderes, identificação de talentos, habilidades e pontos de desenvolvimento para colocar a pessoa certa no lugar certo e possibilidade de ampliar o portfólio de serviços oferecendo consultoria com o uso da ferramenta.

O programa da formação possui carga horária de 16 horas distribuídas em 2 dias de treinamento, entre processamento do conteúdo e vivências práticas.

Testado e aprovado - O empresário David Reis está entre os mais de 100 analistas que já passaram pelo treinamento. A experiência foi muito importante para ele, que teve bons resultados remanejando funcionários de cargos distintos. “Após conhecer o DISC mais profundamente tomei algumas medidas desde a realocação de pessoas de uma função a outra até a forma de comunicação dentro da empresa. Comunico e oriento cada um dos meus colaboradores de forma diferente, adaptando de acordo com cada perfil comportamental de maneira que eles me entendam”, conta.

#disc #perfilcomportamental #autoconhecimento #emoções

0 visualização
Certificações
Endereço: Rua República do Iraque, 40
sala 504, Jardim Oswaldo Cruz
São José dos Campos - SP
(12) 3206-9536
contato@resultcdh.com
Acompanhe a Result nas redes sociais
  • Facebook Result
  • LinkedIn Result
  • Instagram Result
CNPJ: 21.242.927/0001-08
Result Consultoria e DH
© Todos os direitos reservados à Result