Pilares da Liderança


A liderança é uma das competências essenciais na era em que vivemos, a era da experiência.

Tudo mudou e os líderes hoje precisam inspirar três gerações ao mesmo tempo.

Nesta situação a linguagem e a forma de exercer a comunicação é o grande desafio, conduzir transformações, inspirar mudanças e sempre fazer de forma positiva.

E para o líder ter sucesso nesta empreitada há três pilares essenciais que precisam ser respeitados e executados com excelência para conduzir os times de forma eficaz e positiva, independente de segmento, mercado ou quantidade de pessoas na empresa:

Pilar 1

Direcionamento

É fundamental reconhecer qual é a capacidade atual da pessoa que você está liderando, qual é o histórico dela, que competências tem, o que é capaz de entregar com qualidade e excelência, precisa de treinamento ou já tem competências, habilidades e atitudes bem formadas e alinhadas com o resultado que você busca.

Direcionar não é simplesmente dizer “faça isso ou faça aquilo”, é muito maior, é ser capaz de pegar na mão e ensinar o passo-a-passo de acordo com o nível de conhecimento que aquela pessoa possui e é capaz de assimilar com a experiência que tem, até que vá crescendo e tornando-se madura em relação a capacidade técnica e comportamental necessária para sua função e responsabilidade.

Pilar 2

Acompanhamento

Tudo bem, o liderado foi direcionado, e agora? O trabalho do líder continua neste segundo pilar, é a hora do acompanhamento.

É fundamental estar presente, tirar dúvidas, acompanhar de fato e não apenas “cobrar” a entrega do trabalho.

Neste pilar o líder acompanha de forma positiva, sem micro gerenciar, dá espaço para a execução, mas oferece a segurança necessária para que o liderado tome decisões com o suporte de alguém experiente caso precise. Direcionar alguém e “abandonar” na fase do acompanhamento pode criar sérios problemas para o seu liderado, time e empresa, afinal a execução é uma parte muito importante de qualquer ação e depende da competência de quem executa e quem direciona.

Não há apenas um responsável quando o sucesso ou o fracasso batem a porta, é o resultado de um time, da excelência de cada um dentro do seu papel, e o líder está envolvido nisto completamente.

Pilar 3

Motivação

Cada pessoa é responsável por se manter motivada, orientada para seus resultados e desenvolvimento pessoal/profissional, mas é função do líder inspirar, dar o exemplo e mostrar na prática como ela pode fazer isso dentro da sua realidade.

Buscar os pontos fortes de cada liderado, aquilo que ele é realmente especial, acima da média é um ótimo início e pode mudar o jogo no que diz respeito a liderança.

Ter um olhar treinado para o positivo é questão de prática e escolha, portanto reconheça seus liderados, destaque suas qualidades e talentos, essa atitude é fundamental para gerar engajamento e trazer o liderado para a sua melhor forma dentro do que é possível que ele entregue com os recursos que tem.

Seja positivo, demonstre pelo exemplo que é possível e pode ser prazeroso, mesmo quando realizar algo for desafiador para você líder, para o liderado ou para o time.

#dicas #DarianeGatto #negócios #liderança #líder

0 visualização
Certificações
Endereço: Rua República do Iraque, 40
sala 504, Jardim Oswaldo Cruz
São José dos Campos - SP
(12) 3206-9536
contato@resultcdh.com
Acompanhe a Result nas redes sociais
  • Facebook Result
  • LinkedIn Result
  • Instagram Result
CNPJ: 21.242.927/0001-08
Result Consultoria e DH
© Todos os direitos reservados à Result