Liderança estagnada? Veja como resolver.


Atualmente é de extrema importância escolher líderes capacitados que possam levar as empresas para um próximo nível. Cada dia mais o capital humano passa a ter fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento dos negócios dentro do seu mercado.

Empresas que desejam liderar setores da economia, aumentar seu market share, reposicionar sua marca dentre outras inúmeras ações necessárias para fortalecer seus negócios e expandir suas fronteiras de atuação, tem cada dia mais, passado pelo grande desafio que é desenvolver e manter ótimos líderes em seus times.

Vamos entender aqui a liderança como uma competência central pessoal e profissional, não apenas a liderança atribuída formalmente. Cada vez mais é necessário que os colaboradores, gestores, diretores e presidentes sejam não apenas excelentes líderes corporativos, mas também ótimos líderes pessoais, ou seja, capazes de viver no dia-a-dia tudo aquilo que levam e compartilham dentro de suas empresas, o mundo em pleno caos está em busca de coerência.

Quer avaliar seu tipo de liderança e promover o crescimento da sua empresa?

Clique aqui e baixe uma AVALIAÇÃO DO SEU TIPO DE LIDERANÇA + PLANO DE AÇÃO PARA 60 DIAS.

Olhando a partir deste ponto é possível identificar que cada líder irá crescer ou se desenvolver na medida do seu autoconhecimento, ou seja, se os líderes da empresa são abertos, receptivos, prontos a aprender, com sede pelo conhecimento e melhoria contínua pessoal e profissional, cada dia mais haverá oportunidades para que o time se torne vencedor e consequentemente a empresa.

Porém se encontrarmos um cenário onde os líderes acreditam que já sabem tudo o que é necessário, que sua experiência e/ou títulos já diz por si só seu nível de competência e eficácia em suas ações, times e empresas, pouco haverá a ser feito, pois há uma enorme chance dessa liderança estagnar, caso ainda não esteja estagnada.

Ao pensarmos racionamento no que é uma empresa veremos que sua constituição caracteriza-se por documentos jurídicos, financeiros, entre outras infinidades de dados que denotam a existência de uma pessoa jurídica ativa, porém se todas as pessoas que estão ali destinando seu tempo, energia, talento, foco e amor pela construção de um serviço ou produto saírem, nada mais existirá, portanto a "alma" das empresas são as pessoas. Empresas são feitas de pessoas e para pessoas, logo uma liderança forte, eficaz, encorajadora é fator competitivo decisório para o sucesso de um negócio, qualquer que seja o segmento de mercado em que sua empresa está.

Portanto o que é uma liderança estagnada? É aquela que não evolui, não cresce, não progride, mantem-se paralisada em relação à sua evolução e em relação ao desenvolvimento do seu time.

Se este é o caso na sua empresa, há algumas ações práticas que podem ser realizadas para movimentar e levar a liderança a fluir novamente, dentre elas:

  • Resgatar a importância das pessoas dentro da empresa, parece simples, porém no dia-a-dia muitos líderes esquecem de reconhecer essa importância de forma clara e adequada;

  • Identificar se os líderes que estão afrente do negócio estão abertos a uma nova abordagem, mais humana, mais equilibrada entre o relacionamento e os resultados. Se estão prontos para tornar a si mesmos mais produtivos e menos ocupados e replicar este comportamento em seus times.

  • Estimular a comunicação clara e assertiva entre as pessoas. Quando a comunicação é boa existem conflitos positivos com ausência de confrontos. Conflito é quando as ideias são diferentes e não há uma tendência ao consenso, confronto é quando a discussão parte da diferenciação no campo das ideias para o enfrentamento pessoal.

  • Desenvolver um plano de ação a partir das necessidades de cada time, em conjunto com as metas da empresa, aliás caso não tenha ficado claro METAS são fundamentais para direcionar a liderança, então vou colocar aqui um item especial para elas.

  • Ter METAS claras e bem definidas, o ponto central para que todos os líderes saibam exatamente onde estão hoje e para onde estão seguindo, por meio das metas é possível que a liderança crie ações junto com os times para melhoria na performance pessoal, do time e da empresa. Metas com indicadores são fundamentais para tirar a liderança do platô de crescimento.

E por último:

  • Identificar se os valores e propósitos pessoais dos líderes e do time são congruentes e alinhados com o propósito e valores da empresa. O alinhamento é fundamental para que a liderança flua, tenha uma excelente performance e contribua para o crescimento, afinal para cuidar da "alma" (pessoas) de uma empresa é necessário primeiro cuidar de si mesmo e manter-se alinhado aos seus valores e propósito diariamente.

Quer avaliar seu tipo de liderança e promover o crescimento da sua empresa?

Clique aqui e baixe uma AVALIAÇÃO DO SEU TIPO DE LIDERANÇA + PLANO DE AÇÃO PARA 60 DIAS.

----

Dariane Gatto

PMP®, HCMBOK®, Master Coach e Consultora de Negócios.​

Sócia Fundadora da Result Consultoria & DH com mais de 13 anos de experiência em Gestão, Liderança, Project Management Office - PMO, Gerenciamento de Projetos e Treinamentos. Sólida vivência em gestão de mudanças organizacionais - estruturações, reestruturações e mudanças em projetos com foco no fator humano, planejamento, gestão de conflitos, e desenvolvimento humano.

​Master Coach, graduada pela Sociedade Brasileira de Coaching, especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.


0 visualização
Certificações
Endereço: Rua República do Iraque, 40
sala 504, Jardim Oswaldo Cruz
São José dos Campos - SP
(12) 3206-9536
contato@resultcdh.com
Acompanhe a Result nas redes sociais
  • Facebook Result
  • LinkedIn Result
  • Instagram Result
CNPJ: 21.242.927/0001-08
Result Consultoria e DH
© Todos os direitos reservados à Result