Aprenda a usar o tempo ao seu favor


O ano começou e sabemos que administrar o tempo requer vontade, disciplina e nada de procrastinação.

Existem técnicas simples para facilitar sua vida! Vou compartilhar contigo algumas e se eu consegui, acredite, você vai tirar de letra!

1° Um dia produtivo em 30 minutos!

Separe meia horinha da sua manhã para planejar seu dia. Longe de ser um sacrifício, essa é uma técnica indicada por diversos experts em produtividade. Sente-se, depois de tomar seu café da manhã, busque na memória e despeje da sua mente as tarefas que você espera realizar no dia. Quando isso se tornar habitual faça seu planejamento semanal. Pronto! Seu dia já não será mais como um trem desgovernado.

2° Faça lista!

Parece bobo, mas não é! Isso mesmo, é simples assim! Quando você lista e visualiza as atividades diárias consegue organizá-las por ordem de prioridade, não deixando escapar nenhuma. Você pode fazer isso no papel, planilhas, post-it (colar na frente do notebook ou mesa é uma das que mais gosto e utilizo), além disso, você pode colocar na sua agenda online, sinalizando quanto tempo você estima para cada atividade, assim, o próprio programa te avisará quando estiver próximo de iniciar a próxima.

3° Ene-a-ó-til!

3.1 Aceite que você não pode atender cada ligação, nem responder todos os e-mails imediatamente. Se você precisa concluir um projeto, deixe o telefone tocar e ative o modo silencioso do seu celular. Não vá cair na emboscada de reagir a cada solicitação. Se não precisa de uma resposta sua imediata, não se disponha. Às vezes, não adianta colocar os fones de ouvido nem pôr o celular no silencioso, mantenha o foco!

3.2 Caso você se divida em funções na sua empresa, por exemplo: gestor e executor - separe os horários para exercer cada função, compartilhe com sua equipe e deixe claro que não poderá responder sobre aquilo fora do combinado!

4° Delegue!

Talvez você tenha dificuldade em delegar e prefira cuidar pessoalmente de cada parte. Não se engane pensando que está apenas supervisionando, você pode estar interrompendo o responsável pela tarefa. Seja mais flexível, confie na sua equipe e distribua responsabilidades. Se tudo correr bem, você terá uma equipe cada vez dedicada e unida.

5° Não procrastine!

Enfrente as coisas de frente! Adiar serviços levando em conta o prazo pode ser um dos maiores erros cometidos. Se você tem um prazo de quatro horas, mas sabe que pode terminar em dois, utilize esse “tempo a mais” para revisões, testes (quando possível) ou até para tentar chegar à uma solução melhor. Além disso, a pressão para o resto do dia irá diminuir e seu rendimento com certeza aumentará!

6° Utilize a técnica Pomodoro!

Oi? Isso não é molho? Então, também, mas vamos lá, é assim:

Você divide seu dia em blocos de 25 minutos de trabalho e 5 de descanso.

• A cada 4 blocos desses você descansa mais meia hora.

• Mas não é só isso. Nos 25 minutos de cada bloco, você só pode se dedicar a uma única tarefa, nada de fazer várias ao mesmo tempo!

• E se for interrompido por telefonemas ou mensagens eletrônicas, não atenda, nem leia. No máximo, anote rapidamente para não se esquecer.

• No intervalo de cinco minutos aproveite para ver se a tal interrupção vale ser incluída como uma nova tarefa, em um outro bloco de 25 minutos.

• Ao retomar o bloco de 25 minutos, depois do descanso, você pode terminar a tarefa anterior, se não tiver acabado ou partir para a próxima.

• Não se esqueça do descanso de meia hora a cada 2 horas, que pode também ser usado para conferir essas tarefas que anotou ou ver uns e-mails, mas nada muito específico!

A ideia é que se você renovar as energias com descansos constantes, seu dia será muito mais produtivo!

7° Divirta-se diariamente!

Parece loucura? Impossível? Creia, não é! Aproveite todos os segundos bem utilizados durante seu período de trabalho, economize energia e replique as técnicas para os momentos de lazer! Organize as atividades que você P-R-E-C-I-S-A realizar na vida pessoal, sendo com a família, amigos ou sozinho. Coloque na sua lista diária um esporte que gosta, livros, filmes, aproveite aquela caminhada tranquila com seu pet, vá para cozinha testar algo diferente, chame aquele amigo no whatsaap para bater papo ou apenas deite e curta aquele som delicioso. Lembre-se: recarregue sua energia de alguma maneira! O tempo voa e você não vai ficar assistindo de camarote ele escapar entre seus dedos!


15 visualizações
Certificações
Endereço: Rua República do Iraque, 40
sala 504, Jardim Oswaldo Cruz
São José dos Campos - SP
(12) 3206-9536
contato@resultcdh.com
Acompanhe a Result nas redes sociais
  • Facebook Result
  • LinkedIn Result
  • Instagram Result
CNPJ: 21.242.927/0001-08
Result Consultoria e DH
© Todos os direitos reservados à Result