Quer se tornar referência em Coaching? Então leia isto!


Definitivamente não é de hoje que buscamos compreender os mistérios e nuances do comportamento humano.

Sabemos que atualmente a carreira de coach está em evidência, é promissora e fundamental para muitas pessoas e empresas, porém lidamos diariamente com profissionais altamente qualificados, especializados, formados em instituições renomadas, atuantes em papéis de liderança que possuem dificuldade em se posicionar no mercado ou postergam o início de seus atendimentos como Coaches por insegurança em relação à condução do processo junto ao Coachee. Quando questionados sobre os reais motivos, é comum haver as seguintes afirmações:

“Não consigo abertura necessária para iniciar o processo e/ou tenho dificuldade para iniciar os assessments, não sei por onde iniciar.”

Fica claro ainda que mesmo que você já entenda sobre coaching, não é fácil, nem comum identificar qual é o estilo comportamental de uma pessoa, muito menos por percepção subjetiva – aquele “primeiro papo”, é fundamental que o Coach esteja preparado para o uso de instrumentos reconhecidos para ser assertivo neste mapeamento.

Muitas vezes as habilidades sociais do Coach abrem portas para uma conversa inicial com clientes potenciais, porém é frequente encontrar casos em que o negócio não é concluído pela falta de clareza na comunicação entre Coach e cliente potencial.

E por que isto ocorre?

O coach não possui recursos para identificar a abordagem correta para aquele cliente, se é um cliente mais detalhista, específico, planejador, harmonioso, ousado, rápido, persuasivo ou flexível. Que adjetivos descreveria com maior intensidade o cliente potencial que está bem a sua frente? Quantas vezes você consegue realizar essa leitura de forma assertiva?

Então você deve estar se perguntando: “ Como faço para identificar o comportamento do meu cliente ou melhorar minha comunicação com ele?” O psicólogo William Moulton Marston, trouxe para nós em sua obra Emotions of normal people em 1928, seu método de compreensão dos padrões de comportamento, temperamento e personalidade das pessoas, então intitulado como teoria DISC, essa metodologia apresenta uma visão abrangente da maneira como as pessoas pensam, agem e interagem. Segundo ele, todos nós apresentamos traços e padrões de comportamento que se relacionam com quatro estilos básicos de perfil que, por sua vez, explicam a origem da palavra DISC: Dominance (dominância), Influence (influência), Steadiness (estabilidade) e Conscientious (consciência). Apesar de ter sido Marston o autor da teoria DISC, foi o psicólogo organizacional Walter Vernon Clarke que em 1948, com o propósito de recrutar pessoas para os cargos certos, transformou a teoria DISC em um instrumento de pesquisa comportamental, então denominada assessment que até hoje é um dos instrumentos mais precisos e reconhecidos inclusive para utilização em processos de Coaching. Dentre as diversas vantagens e aplicações dos assessments, estão:

  • Ampliação do autoconhecimento e autopercepção;

  • Oportunidade de feedback de convidados selecionados pelos respondentes – avaliação

  • 180ºC.

  • Aprimoramento das habilidades de liderança e relacionamento interpessoal;

  • Construção de metas congruentes, de acordo com cada perfil;

  • Diminuição de conflitos e ruídos de comunicação;

  • Direcionamento para contratação e realocação de colaboradores;

  • Aumento da produtividade, através da adequação das tarefas aos perfis;

  • Construção de equipes de alta performance.

Se você busca ampliar seu conhecimento sobre o comportamento humano, desenvolver uma comunicação assertiva e eficaz de acordo com a necessidade e linguagem de cada estilo comportamental seja um Analista Comportamental DISC.

Desenvolva novas competências, aprimore sua carreira e melhore seus resultados. Acesse www.resultcdh.com/eventos e acompanhe as datas das próximas turmas.


16 visualizações
Certificações
Endereço: Rua República do Iraque, 40
sala 504, Jardim Oswaldo Cruz
São José dos Campos - SP
(12) 3206-9536
contato@resultcdh.com
Acompanhe a Result nas redes sociais
  • Facebook Result
  • LinkedIn Result
  • Instagram Result
CNPJ: 21.242.927/0001-08
Result Consultoria e DH
© Todos os direitos reservados à Result