4 dicas para mapear tendências e criar produtos


Em que você acredita que grandes empresas como Apple e Google se baseiam para criar suas invenções?

A antecipação das demandas de consumo é o principal ponto que o que faz com que essas empresas conquistem milhões de seguidores anos após anos.

O grande exemplo da Apple é o lançamento de um revolucionário aparelho celular que até então, servia seus usuários apenas para fazer e receber ligações em qualquer lugar que estivessem.

Foi aí que, antecipando a demanda, Steve Jobs desejou tornar acessível na palma da mão o acesso ilimitado à internet e aplicativos mesmo para pessoas com pouco conhecimento tecnológico, e então os usuários se acostumaram a usar um aparelho que só funcionava através de toques na tela.

Quem imaginaria que um simples aparelho sensível ao toque e com acesso a aplicativos pudesse resolver problemas da vida de muita gente em qualquer lugar e a qualquer hora.

Hoje podemos considerar que somos em muitos aspectos dependentes dessa invenção para assessorar nosso dia-a-dia.

Pensando nisso, para ajudar os empreendedores iniciantes a mapear tendências e desejos de seus próprios públicos, a Escola de Design Thinking criou um programa que é baseado em ferramentas de capacitação criativa, sustentabilidade econômica e pensamento sistêmico com o objetivo de que os participantes encontrem o propósito de seus projetos no longo prazo.

Conheça abaixo 4 dicas fundamentais para mapear tendências e criar produtos para novos segmentos.

#1. Conheça o Público-Alvo

Entender a jornada do consumidor é o primeiro passo para se antecipar às suas necessidades. Levante quais são os pontos de empatia entre a missão da sua empresa e os desejos do público. Lembre-se de fazer pesquisa de mercado sobre determinado problema antes de tentar resolvê-lo.

#2. Crie vários protótipos

Em vez de validar a ideia após o lançamento do produto, teste a solução durante o desenvolvimento, avaliando a reação de consumidores que irão experimentar seu produto. Assim você minimiza gastos com soluções sem engajamento e apelo comercial e economiza tempo no desenvolvimento.

#3. Interaja com as Pessoas

Vá até as pessoas, saia a campo e observe como as pessoas interagem com determinado produto mesmo que esteja na fase de teste. A partir das suas observações, desenvolva um novo protótipo e realize novos testes até descobrir quais os ajustes necessários para engajar o público.

#4. Mantenha a mente aberta

Não se atenha a referências óbvias. Muitos negócios inovadores surgem a partir de recombinação ou da junção de modelos que já existem em outros segmentos. Faça benchmarking, pesquise na concorrência e estude empresas de mercados complementares.

Espero que ao ler esse artigo possa ser mais fácil encontrar o caminho para tornar sua empresa admirável e que seus clientes passem a necessitar do seu produto.

Um abraço.

Davi Gatto

​​​

Davi de Oliveira Gatto

Especialista em Gestão de Projetos , MBA em Administração de Empresas e Consultor para MPEs

Engenheiro, MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e especialista em Gerenciamento de Projetos pela Universidade PUC-Minas.

Sólida experiência em gestão operacional e em gestão de projetos.

----------------------------------------------------------------------

A Result Consultoria & DH é a solução que você estava procurando para desenvolver sua empresa e equipe de forma simples e eficaz, entre em contato conosco e agende um diagnóstico gratuito.

www.resultcdh.com

contato@resultcdh.com (12) 3206.9536 / (12) 9.9783-3125

#pequenasempresas #designthinking #inovação #ConsultoriaOrganizacional #ConsultoriaEmpresarial

37 visualizações
Certificações
Endereço: Rua República do Iraque, 40
sala 504, Jardim Oswaldo Cruz
São José dos Campos - SP
(12) 3206-9536
contato@resultcdh.com
Acompanhe a Result nas redes sociais
  • Facebook Result
  • LinkedIn Result
  • Instagram Result
CNPJ: 21.242.927/0001-08
Result Consultoria e DH
© Todos os direitos reservados à Result