A Comunicação no Gerenciamento de Projetos


Não é novidade que as falhas de comunicação são responsáveis pelo fracasso de diversos projetos ao redor do mundo. Não é característica do tipo de projeto, país, complexidade ou qualquer outro item técnico, mas sim, pelo simples fato de projetos serem executados por pessoas.

As falhas de comunicação possuem as mais diversas origens, uma das que são mais populares é o egocentrismo. As pessoas tendem a acreditar que a posse da informação é equivalente a poder ou segurança, uma falsa sensação de ser insubstituível.

É muito importante que o Gerente de Projetos dissemine na equipe o conceito que as informações são do projeto e não das pessoas, construindo um conceito, um sentimento, de fazer parte, de comprometimento de todos para um resultado maior.

A melhor maneira de diminuir as falhas de comunicação é manter um Plano de Comunicação simples e factível, que demonstre claramente os fluxos que as informações devem seguir. Veja que o importante não é apenas criar o plano, mas sim mantê-lo, isso quer dizer que o plano precisa ser revisado e revisitado por todos na equipe durante todo o projeto.

O sucesso do projeto é resultado do esforço da equipe, o trabalho de cada um da equipe gera consequências no trabalho do outro, ou seja, a comunicação é o lubrificante do sistema de engrenagens que movimenta o projeto.

Quer ser bem sucedido em seu projeto? Comunique-se e engaje sua equipe!



#Gerenciamentodeprojetos

11 visualizações
Certificações
Endereço: Rua República do Iraque, 40
sala 504, Jardim Oswaldo Cruz
São José dos Campos - SP
(12) 3206-9536
contato@resultcdh.com
Acompanhe a Result nas redes sociais
  • Facebook Result
  • LinkedIn Result
  • Instagram Result
CNPJ: 21.242.927/0001-08
Result Consultoria e DH
© Todos os direitos reservados à Result