Gestão de Projetos para Inovar, Criar e Desenvolver


O ambiente de negócios não permite acomodação, inovar e desenvolver não é um luxo, é uma necessidade e a gestão de projetos vem ao encontro deste cenário tão dinâmico e desafiador para solucionar alguns desafios de negócios e barreiras organizacionais.

Os projetos por sua natureza e definição possuem início, meio e fim o que os torna um desafio moderno que necessita cada dia mais de inovação, agilidade, eficiência e controle. Em tempos de crise um dos pontos mais importantes da gestão de projetos é "fazer mais com menos", e ainda assim ser eficaz.


A gestão de projetos bem aplicada em uma organização permite uma equipe alinhada em torno de um objetivo comum, estar “ com o dedo no pulso” do projeto diariamente, verificar seu desempenho, riscos, possíveis impactos e oportunidades o que proporciona uma vantagem competitiva considerável para as organizações que possuem a gestão em sua prática, tornando-as mais ágeis e eficazes no desenvolvimento, produção e entrega de seus produtos e serviços.

Para manter-se competitiva no mercado atual as empresas tem passado por mudanças estruturais significativas, cada vez mais focando seus recursos e esforços nos trabalhos organizados e orientados por projetos e processos.


O que tem levado as empresas a agirem desta forma? A necessidade de ter clareza para tomada de decisão dos seus executivos, a garantia que seus produtos e serviços serão desenvolvidos e entregues de forma planejada, organizada, atendendo a expectativa do cliente e gerando retorno para a organização, acima de qualquer coisa as empresas querem ser perenes, atravessar gerações e obterem retorno por este esforço.

Diante disto é evidente que a Gestão de Projetos aplicada de forma profissional e adequada em muito contribuirá para que as empresas e executivos atinjam seus objetivos, porém nem tudo são flores, há muitos desafios em trabalhar por projetos, alguns deles são:

* 31% de todos os projetos são cancelados antes de finalizar;

* Em média os projetos ultrapassam 200% do custo previsto;

* Em média os projetos ultrapassam 222% do prazo esperado.


Resumindo, os índices para trabalhar por projetos são desafiadores, além dos índices há também os dilemas intra organizacionais entre os líderes de “área x projeto” onde os superiores não liberam funcionários para trabalhar no projeto, portanto eis a real importância em ter uma gestão de projetos profissional e qualificada - diminuir significativamente o nível de interferência destes pontos no resultado final do negócio.


Para que a gestão do projeto seja eficaz e traga resultados é importante estar atento ao método de gestão de projetos que será adotado, é importante que contemple alguns pontos como:

  1. Definir o destino;

  2. Traçar o caminho;

  3. Manter o rumo;

  4. Aprender a crescer.

Por exemplo é importante saber responder algumas questões inicialmente como: Qual é o meu objetivo com este projeto? Para onde eu estou querendo ir?

É necessário promover o encontro das mentes para obter as melhores respostas para as questões acima.


Definir o destino do projeto é a etapa mais importante, é fazer com que todos estejam enxergando o mesmo ponto, onde tem que chegar. Hoje o início é uma das etapas mais subestimadas, começa sem clareza, sem propósito, o projeto tende ao fracasso. Traçar o caminho é planejar o projeto, não existe só um caminho, a equipe precisará em conjunto definir como pode ser feito e quais são as decisões que serão tomadas. Depois destas duas importantes etapas temos a implementação do projeto que é quando ele realmente sai do papel e vai para a prática, mudanças acontecem mas o importante é ajustar o caminho para atingir o objetivo final, é necessário saber como “chegar lá”, manter o rumo focado no destino definido inicialmente. Enquanto tudo isto acontece (na práticas muitas atividades de cada fase se cruzam) com uma governança que idealmente estimule a cooperação, co-criação e resultados , os ativos dos projetos da empresa precisam ser capturados para que as próximas experiências sejam melhoradas e aplicadas na prática, aprender a crescer. Os problemas precisam ser tratados com agilidade pois acontecem todos os dias, é importante ter os “rituais de acompanhamento”, estar "com o dedo no pulso', endereçar os problemas o mais rápido possível, para que não fique acumulando.

Para aplicar os conceitos de gestão de projetos é importante saber que “às vezes a diferença entre o remédio e o veneno é a dose”, logo ter profissionais de projetos fortes, bem formados na área e experientes pode tornar-se um incrível diferencial competitivo para as empresas e o negócio.

Dariane Silva, PMP® , Coach e HCMBOK®

Especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em Gestão de Mudanças pelo Human Change Manangement Institute e Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. É Coach e Consultora Organizacional na Result Consultoria & DH.


161 visualizações
Certificações
Endereço: Rua República do Iraque, 40
sala 504, Jardim Oswaldo Cruz
São José dos Campos - SP
(12) 3206-9536
contato@resultcdh.com
Acompanhe a Result nas redes sociais
  • Facebook Result
  • LinkedIn Result
  • Instagram Result
CNPJ: 21.242.927/0001-08
Result Consultoria e DH
© Todos os direitos reservados à Result